4, v.1A guarda municipal e sua interface com a escolaO projeto pedagógico em instituições de acolhimento para crianças e adolescentes author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

AZEVEDO, Josefa Janete de and HARACEMIV, Sônia Maria Chaves. O impacto do programa de desenvolvimento de comunidade na visão das famílias. In Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 23 June 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100040&lng=en&nrm=iso> .

Esta dissertação teve como foco registrar e analisar o impacto do Programa de Desenvolvimento de Comunidade e Cidadania-PDC, a partir da voz da comunidade Jardim Libanópolis no Município de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná, procurando refletir coletivamente as práticas socioeducativas levando-as em conta o processo de mobilização, participação e organização comunitária, nas ações do Projeto Núcleo Familiar, Projeto Estrela Guia Projeto Adolescente em ação pela Paz e Projeto Pequeno Cidadão. A relevância desse trabalho deveu-se ao fato de que até então não se tinha registros da evolução do PDC e de que forma foram significativas na vida pessoal, familiar e comunitária, e que mudanças foram promovidas. Considerando a educação como processo que ocorre ao longo da vida em todos os espaços sociais, fenômeno que modifica comportamento e visão de mundo, essa reflexão foi dirigida a partir das experiências das práticas educativas, de trocas e aprendizagens entre as pessoas no âmbito comunitário. Perspectiva que foi consubstanciada do conhecimento da realidade sócio educacional da pesquisadora, que ao longo do trabalho social de extensão universitária vem sendo associado ao cotidiano das famílias. A metodologia na qual se baseou o estudo foi fundamentada na pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e influenciada pela pesquisa-ação, pois a pesquisadora é autora do PDC, coordenadora técnica-pedagógica, orientou e supervisionou estágio curricular obrigatório de Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social das Faculdades Integradas Espírita, cujo campo de estágio é a referida comunidade. Dessa forma manteve vínculo direto e constante, condição propicia para fazer uma reflexão com base empírica e teórica, assim sendo, essa investigação foi concebida e realizada em estreita associação com ações desenvolvidas no PDC. Essa estratégia de pesquisa possibilitou o movimento: ação, reflexão e nova ação coletiva, participativa e ativa dos atores sociais. Para nortear a reflexão buscou-se discutir algumas categorias que envolveram a mobilização, a participação e organização social no contexto sociocomunitário. A investigação teve como documento base o cadastro social das famílias atendidas no referido programa comunitário, para seleção das vinte e seis famílias pesquisadas, foram considerados como participantes da pesquisa pessoas idosas e adultas, categorizando-os em três momentos: a construção do perfil dos moradores, o grau de mobilização, participação e organização dos sujeitos e o impacto das ações do PDC no olhar dos participantes. Os resultados da pesquisa enquanto indicadores analisados apontaram a necessidade de mudanças profundas e imediatas junto ao poder público municipal e estadual.

Keywords : Ações e Práticas Socioeducativas; Mobilização; Organização; Participação Social; Voz da Comunidade.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese