4, v.1O impacto do programa de desenvolvimento de comunidade na visão das famíliasInterfaces da pedagogia social em programas socioeducacionais author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

IZAR, Juliana Gama. O projeto pedagógico em instituições de acolhimento para crianças e adolescentes. In Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100041&lng=en&nrm=iso> .

O presente artigo consiste em uma análise crítica das práticas educacionais voltadas para crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, voltando-se posteriormente para uma proposição da constituição destas Instituições como espaços educativos possíveis de promover o real desenvolvimento integral da criança e do adolescente. Garantidos pela Lei como medida de proteção e entendidos como espaços socioeducativos, estas instituições apresentam a necessidade de um reordenamento pedagógico e, para tanto, o projeto pedagógico se destaca como instrumento possível para a fundamentação e norteamento de suas práticas. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar a especificidade do projeto pedagógico (comum em espaços de educação formal) para instituições de acolhimento que se orientam pela prática da educação social.

Keywords : Instituição de Acolhimento (Abrigo); Projeto Pedagógico; Educação Social; Medidas de Proteção; Estatuto da Criança e do Adolescente.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese