4, v.1O impacto do programa de desenvolvimento de comunidade na visão das famíliasInterfaces da pedagogia social em programas socioeducacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

IZAR, Juliana Gama. O projeto pedagógico em instituições de acolhimento para crianças e adolescentes. In Anales del 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 25 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100041&lng=es&nrm=iso> .

O presente artigo consiste em uma análise crítica das práticas educacionais voltadas para crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, voltando-se posteriormente para uma proposição da constituição destas Instituições como espaços educativos possíveis de promover o real desenvolvimento integral da criança e do adolescente. Garantidos pela Lei como medida de proteção e entendidos como espaços socioeducativos, estas instituições apresentam a necessidade de um reordenamento pedagógico e, para tanto, o projeto pedagógico se destaca como instrumento possível para a fundamentação e norteamento de suas práticas. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar a especificidade do projeto pedagógico (comum em espaços de educação formal) para instituições de acolhimento que se orientam pela prática da educação social.

Palabras llave : Instituição de Acolhimento (Abrigo); Projeto Pedagógico; Educação Social; Medidas de Proteção; Estatuto da Criança e do Adolescente.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués