Serviços
IV Congresso Internacional de Pedagogia Social
Resumo
IZAR, Juliana Gama. O projeto pedagógico em instituições de acolhimento para crianças e adolescentes. In Anais do 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 04 Dezembro 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100041&lng=pt&nrm=iso> .
O presente artigo consiste em uma análise crítica das práticas educacionais voltadas para crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, voltando-se posteriormente para uma proposição da constituição destas Instituições como espaços educativos possíveis de promover o real desenvolvimento integral da criança e do adolescente. Garantidos pela Lei como medida de proteção e entendidos como espaços socioeducativos, estas instituições apresentam a necessidade de um reordenamento pedagógico e, para tanto, o projeto pedagógico se destaca como instrumento possível para a fundamentação e norteamento de suas práticas. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar a especificidade do projeto pedagógico (comum em espaços de educação formal) para instituições de acolhimento que se orientam pela prática da educação social.
Palavras-chave : Instituição de Acolhimento (Abrigo); Projeto Pedagógico; Educação Social; Medidas de Proteção; Estatuto da Criança e do Adolescente.