4, v.1O impacto do programa de desenvolvimento de comunidade na visão das famíliasInterfaces da pedagogia social em programas socioeducacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumo

IZAR, Juliana Gama. O projeto pedagógico em instituições de acolhimento para crianças e adolescentes. In Anais do 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 04 Dezembro 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100041&lng=pt&nrm=iso> .

O presente artigo consiste em uma análise crítica das práticas educacionais voltadas para crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, voltando-se posteriormente para uma proposição da constituição destas Instituições como espaços educativos possíveis de promover o real desenvolvimento integral da criança e do adolescente. Garantidos pela Lei como medida de proteção e entendidos como espaços socioeducativos, estas instituições apresentam a necessidade de um reordenamento pedagógico e, para tanto, o projeto pedagógico se destaca como instrumento possível para a fundamentação e norteamento de suas práticas. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar a especificidade do projeto pedagógico (comum em espaços de educação formal) para instituições de acolhimento que se orientam pela prática da educação social.

Palavras-chave : Instituição de Acolhimento (Abrigo); Projeto Pedagógico; Educação Social; Medidas de Proteção; Estatuto da Criança e do Adolescente.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português