4, v.1Interfaces da pedagogia social em programas socioeducacionaisA escola e as culturas locais urbanas: diálogos possíveis e necessários author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

COSTA JUNIOR, Julião Cristo da and REIS, Antônia Fabiana Silva. Atendimento socioeducativo feminino no estado do Pará. In Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 23 June 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100043&lng=en&nrm=iso> .

O Centro Socioeducativo Feminino - CESEF está localizado no município de Ananindeua no Estado do Pará. Esta é a única unidade no Estado que atende adolescentes do sexo feminino (dos 13 aos 17 anos) que cumprem medida socioeducativa, em regime de internação provisória (45 dias), internação (que podem ir de 01 até 03 anos) e semiliberdade, sendo todos esses, consequências de atos infracionais. Dentro desse espaço socioeducativo ocorre o processo de escolarização desenvolvido por professores da rede pública de ensino por meio do convênio entre a Secretaria de Estado de Educação - SEDUC e a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará - FASEPA, esse processo de escolarização atende alunas da 1ª à 4ª etapas do ensino fundamental (1ª ao 9ª anos no ensino regular) além daquelas que estão cursando o ensino médio. As atividades de escolarização desenvolvidas compreendem os conteúdos previstos no currículo da educação de Jovens e Adultos - EJA - e são desenvolvidos por meio de atividades/projetos multidisciplinares como forma de garantir uma melhor aprendizagem dos conteúdos e temáticas trabalhadas. Por esse motivo avaliamos sob o ponto de vista dos direitos humanos, de que forma é desenvolvido o processo de escolarização na unidade socioeducativa feminina CESEF e como o mesmo é aceito pelas adolescentes além de suas contribuições no processo de socioeducação dessas jovens. Para avaliar o processo de escolarização foram determinados percentuais/metas em dois critérios básicos avaliados: a metodologia utilizada no processo de escolarização e a relação entre professores e alunas. A coleta dos dados para comprovação das metas/percentuais foi feito por meio de instrumentos que garantiram a confiabilidade e precisão da observação dos dados como: Entrevista com as alunas, coordenadora pedagógica da SEDUC responsável pela organização da escolarização na unidade e a gerencia da unidade CESEF, além de listas de comprovação, aplicadas por meio de observação participante dos avaliadores nas aulas desenvolvidas no período de agosto a novembro. Os resultados obtidos no processo de coleta e analise de dados foram positivos e comprovaram que o processo de escolarização desenvolvido no ambiente socioeducativo feminino do CESEF, apresenta contribuições positivas para a vida dessas adolescentes que fazem parte desse processo de ensino-aprendizagem e buscam motivação para encontrar novas alternativas para sua mudança de vida.

Keywords : Direitos Humanos; Escolarização; Medida Socioeducativa.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese