4, v.1Atendimento socioeducativo feminino no estado do ParáDiálogos entre o social e o popular no campo educativo author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

SILVA, Karina Santos da and GUIMARAES, Áurea M. A escola e as culturas locais urbanas: diálogos possíveis e necessários. In Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100044&lng=en&nrm=iso> .

Este estudo, resultado da dissertação de mestrado em andamento, busca analisar as relações entre o espaço escolar, o bairro e a cultura local de estudantes moradores da favela Real Parque, localizada na região do Morumbi na capital de São Paulo. A investigação é realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Alcântara Machado Filho, inserida no mesmo bairro mencionado anteriormente. A favela estudada passa por um processo de reurbanização no qual 1.135 famílias serão removidas, aos poucos, para outras regiões da cidade até a finalização da construção de prédios populares vinculados ao Programa de Urbanização de Favelas da Prefeitura de São Paulo. Esse processo esta sendo o desencadeador de mudanças profundas tanto no cotidiano escolar quanto na vida dos jovens moradores dessa favela. A pesquisa tem um caráter qualitativo que possibilita analise profunda das transformações ocorridas nesses dois espaços: a escola e a favela, utilizando como base o referencial teórico-metodológico da História Oral e da etnografia na perspectiva da sociologia do cotidiano. Com intuito de reconstruir a história da favela do Real Parque a partir da história de vida de moradores mais antigos e das histórias contadas pelos jovens que estudam ou estudaram na instituição pesquisada. Para isso, foram realizadas oito entrevistas envolvendo dois professores, uma funcionária, uma ex-funcionária, dois jovens que estão estudando e dois jovens que estudaram nessa escola. De acordo com a metodologia utilizada os dados coletados passaram por quatro etapas: transcrições das entrevistas, textualizações, transcriação e por último a entrega do material para ser aprovado pelas pessoas que contaram suas histórias de vida. As análises propostas neste trabalho estão apoiadas nas reflexões dos teóricos, José Carlos Sebe Boom Meihy, José Machado Pais, Paul Thompson, Walter Benjamin, entre outros. O resultado esperado consiste no levantamento de informações que possibilitará uma reflexão das desigualdades e desafios, ainda, existentes na escola pública, em especial aquelas, inseridas nas periferias e favelas das grandes metrópoles brasileiras.

Keywords : História Oral; Juventude; Escola e Favela.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese