4, v.1Políticas afirmativas: movimentos dos negros e educação superior públicaEducação e espiritualidade: reflexão sobre ensino religioso e democracia author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

KHALSA, Keval Kaur. Embodied awareness and action: kundalini yoga& meditation as a foundation for Social Education. In Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 25 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100047&lng=en&nrm=iso> .

À medida que entramos no século 21, deparamo-nos com uma era de saturação de informação, de stress generalizado e contínuo, de falta de tempo e de crescentes exigências sociais e pessoais. A atividade humana tem um impacto direto e negativo na teia da vida à escala global e no entanto a nossa consciência enquanto espécie é ainda limitada e egocêntrica. Como podemos ir além do nosso eu-ego limitado, desenvolvendo capacidade espiritual e uma real conexão com os outros?  Como conservar flexibilidade e resistência  mentais, emocionais e físicas e integrar o aspeto espiritual da nossa vida com o material e o tecnológico? Como compreender profundamente a interligação de todas as coisas e agir consciente e corajosamente a partir dessa profunda compreensão? A Yoga e Meditação Kundalini ensinadas por Yogi Bhajan proporcionam um enquadramento para uma mudança interna de paradigma - do "eu" para o "nós"; do conhecimento intelectual para uma nova relação com a intuição, a emoção e o instinto; da confusão para a clareza; do isolamento para a união; do medo e da insegurança para a ação consciente e corajosa. Este documento  apresenta elementos fundamentais da prática de Yoga Kundalini - Pranayama, Kriya, Meditação e Mantra - e explica como esta prática espiritual incorporada desenvolve a sensibilização, a consciência e a coragem para agir a partir do coração enquanto guerreiros espirituais neste tempo de caos planetário sem precedentes. A Kundalini Yoga ensinada por Yogi Bhajan e as práticas pedagógicas libertadoras de Paulo Freire partilham algumas bases filosóficas fundamentais: o despertar da consciência pessoal é a chave para a emancipação e para a mudança social; cada pessoa possui um mestre interno/uma sabedoria interna inatos, que devem ser respeitados; o papel do professor não é o modelo-padrão hierarquizado de poder sobre, mas, antes, o professor age como um facilitador do processo de desenvolvimento, pelo aluno, do seu próprio mestre interno. Finalmente, o objetivo da Yoga Kundalini é a verdade/libertação através da experiência de vida incorporada.. Estando plenamente presente na sua vida, o (a) yogue testemunha o fluxo do Espírito enquanto este se manifesta na experiência individual, na experiência interpessoal partilhada e na experiência universal. Foi por esta capacidade de ser uma testemunha presente, informada e emancipada da sua própria vida, por esta «aventura na revelação», para usar a frase da Pedagogia da Esperança (1992, p.1) de Paulo Freire, que Yogi Bhajan caraterizou a Yoga Kundalini como a Yoga da Consciência. A consciência dá-nos escolhas nas nossas ações. Neste trabalho e através de um seminário experiencial, apresento esta tecnologia incorporada da Índia  como uma base para a Educação Social.

Keywords : Yoga; Meditação; Educação Social; Espiritualidade.

        · abstract in english     · text in english     · pdf in english