4, v.1Educação e espiritualidade: reflexão sobre ensino religioso e democraciaBrinquedotecas comunitárias: o lúdico como ferramenta para inclusão social author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

MANICA, Loni Elisete and CALIMAN, Geraldo. Educação profissional social de adultos com deficiência e perfil do professor. In Proceedings of the 4th. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100049&lng=en&nrm=iso> .

O presente texto é parte de uma pesquisa que está sendo realizada, a partir da qualificação do projeto de Doutorado em Educação que prevê buscar contribuições de três segmentos: Docentes, Discentes e Gestores quanto ao perfil (características/habilidades/competências) docente de quem atua na educação profissional (EP) com alunos com deficiência em cursos de aprendizagem industrial, bem como sobre dificuldades/possibilidades da inclusão na escola profissional e no mundo do trabalho. Isso tudo, com vista a auxiliar a sociedade na formação profissional docente e sugerir avanços educacionais e legais na área da formação de formadores para a educação profissional social. O problema que origina a pesquisa pode ser determinado como: Qual o perfil (características/capacidades/habilidades/competências) docente de quem atua na educação profissional do SENAI com alunos com deficiência? Quais os benefícios e as limitações das práticas pedagógicas baseadas nos princípios da inclusão e da segregação? No presente texto, o foco são as respostas oriundas de um segmento, ou seja, as respostas oriundas do segmento Gestores. Tais respostas são resultados de questionário de vinte e seis questões, aplicado a um representante de cada estado que coordena as ações de inclusão em todos os Estados do Brasil. Vale lembrar que o presente texto, resultado da opinião dos gestores pesquisados, será parte integrante da pesquisa de doutorado que prevê ainda a pesquisa junto a outros segmentos: Docentes e Discentes com deficiência. Aqui está registrado o que os gestores consideram primordial no perfil docente de quem atua com Pessoas com deficiência na EP, bem como os avanços e dificuldades da inclusão profissional na visão dos gestores nacionais de um programa que prevê a inserção de pessoas com deficiência na EP.

Keywords : Perfil Docente; Inclusão; Pessoas com Deficiência; Educação Profissional.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese