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IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumo

MANICA, Loni Elisete e CALIMAN, Geraldo. Educação profissional social de adultos com deficiência e perfil do professor. In Anais do 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 04 Dezembro 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100049&lng=pt&nrm=iso> .

O presente texto é parte de uma pesquisa que está sendo realizada, a partir da qualificação do projeto de Doutorado em Educação que prevê buscar contribuições de três segmentos: Docentes, Discentes e Gestores quanto ao perfil (características/habilidades/competências) docente de quem atua na educação profissional (EP) com alunos com deficiência em cursos de aprendizagem industrial, bem como sobre dificuldades/possibilidades da inclusão na escola profissional e no mundo do trabalho. Isso tudo, com vista a auxiliar a sociedade na formação profissional docente e sugerir avanços educacionais e legais na área da formação de formadores para a educação profissional social. O problema que origina a pesquisa pode ser determinado como: Qual o perfil (características/capacidades/habilidades/competências) docente de quem atua na educação profissional do SENAI com alunos com deficiência? Quais os benefícios e as limitações das práticas pedagógicas baseadas nos princípios da inclusão e da segregação? No presente texto, o foco são as respostas oriundas de um segmento, ou seja, as respostas oriundas do segmento Gestores. Tais respostas são resultados de questionário de vinte e seis questões, aplicado a um representante de cada estado que coordena as ações de inclusão em todos os Estados do Brasil. Vale lembrar que o presente texto, resultado da opinião dos gestores pesquisados, será parte integrante da pesquisa de doutorado que prevê ainda a pesquisa junto a outros segmentos: Docentes e Discentes com deficiência. Aqui está registrado o que os gestores consideram primordial no perfil docente de quem atua com Pessoas com deficiência na EP, bem como os avanços e dificuldades da inclusão profissional na visão dos gestores nacionais de um programa que prevê a inserção de pessoas com deficiência na EP.

Palavras-chave : Perfil Docente; Inclusão; Pessoas com Deficiência; Educação Profissional.

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