4, v.1Educação profissional social de adultos com deficiência e perfil do professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

IV Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

SOUZA, Luciana Carolina Cleto de. Brinquedotecas comunitárias: o lúdico como ferramenta para inclusão social. In Anales del 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 19 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000100050&lng=es&nrm=iso> .

Partindo da compreensão que a Pedagogia Social é a teoria que orienta a prática de educação social e de que as ações socioeducativas desenvolvidas na assistência social estão voltadas ao aprimoramento do convívio social e familiar, este artigo objetiva analisar as contribuições teóricas da pedagogia social, da psicologia e da assistência social, visando à compreensão das possibilidades de utilização das brinquedotecas comunitárias como ferramenta no trabalho com famílias. Para isso pretende-se contextualizar teoricamente a importância do brincar e a promoção de interação que estes espaços oportunizam, fortalecendo a atuação da brinquedoteca comunitária como um instrumento de trabalho na assistência social. O estudo está caracterizado como uma pesquisa descritiva e explicativa, o qual se fundamenta a partir da análise de documentos e bibliografias pré-selecionadas que abordam a temática. Inicia-se com a contextualização histórica das brinquedotecas e suas funções, seguida da discussão sobre a importância do livre brincar no processo de socialização do indivíduo e sobre o trabalho com famílias na assistência social, concluindo com o aporte teórico que sustenta a inserção das brinquedotecas comunitárias como ferramenta de trabalho visando à inclusão social.

Palabras llave : Inclusão Social; Brinquedoteca Comunitária; Trabalho com Famílias; Pedagogia Social.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués