4, v.2Juventudes e educação sociocomunitária: roteiros de investigação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

FREIRE, Luciane Soraia Carmo dos Santos, MIRANDA, Vanúbia Almeida de, OLIVEIRA, Katiania Barbosa de et al. Pedagogia Hospitalar: acompanhamento pedagógico em ambiente não escolar junto ao grupo de apoio a criança com câncer - GACC. In Anales del 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 26 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200001&lng=es&nrm=iso> .

O presente trabalho surgiu a partir de debates realizados junto à disciplina Pesquisa, projetos e práticas educativas em ambientes não escolares do Curso de Pedagogia do CIESA. Os objetivos para a realização da mesma: Compreender o papel do pedagogo em ambiente não escolar, especificamente no GACC1 em Manaus/Amazonas, Identificar as práticas pedagógicas realizadas por este profissional, Verificar junto aos pais sua visão a cerca da importância do profissional pedagogo no GACC e por fim analisar as políticas públicas existentes em consonância a visão do gestor do grupo de apoio pesquisado. Com isto, este estudo justifica-se pela relevância social que o mesmo trará para a comunidade local junto ao grupo pesquisado e a comunidade científica. A Pedagogia Social e ou Pedagogia em Ambiente em Ambientes não escolares permaneceu por um longo período, negada, visto que este profissional anteriormente exercia sua prática profissional apenas em ambiente escolar formal. Isto se dava ora por falta de políticas públicas que efetivassem de forma obrigatória a presença deste profissional - nos diversos âmbitos onde a prática pedagógica, psicológica e social fossem requeridas -, ora por falta de abertura do mercado. É necessário compreender que quando se refere à Pedagogia em ambiente hospitalar, frisa-se o fato de que os profissionais da área da saúde estão preparados para cuidar das questões referentes às patologias clínicas do sujeito, mas em sua formação a preparação que ocorre no curso de pedagogia que é voltada para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social do sujeito inexiste e é neste momento que o pedagogo dá continuidade a formação da criança/paciente em suas questões pedagógicas e de aprendizagem. O paciente independente da gravidade do quadro clínico tem garantido os seus direitos a educação escolar garantida a partir do estatuto da Criança e do Adolescente hospitalizado, através da Resolução nº. 41 de outubro e 1995. Quantos aos procedimentos metodológicos a pesquisa está fundamentada na abordagem teórico-metodológica da psicologia sociohistórica. Assim esta pesquisa denominada por qualitativa aqui está delineada por: observação participante, entrevistas semi-estruturadas e análise documental.

Palabras llave : Pedagogia Hospitalar; Políticas Públicas; Sujeito; Ensino Aprendizagem.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués