4, v.2What do you do, that I do not do? Clues about the identity of a Social EducatorInserção no mundo do trabalho: percepção do adolescente do ensino médio author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

PICINI, Marcelo Vinícius and DOMINGUES, Simone Ferreira da Silva. Caracterização de famílias que tenham filhos em situação de risco e de vulnerabilidade. In Proceedings of the 4th.Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 18 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200005&lng=en&nrm=iso> .

Este artigo objetiva caracterizar as famílias de crianças e adolescentes em situação de rua, através do Serviço de Atendimento a Família (SAF), da Prefeitura do Município de Jundiaí. Este grupo é formado basicamente por familiares de crianças ou adolescentes que perambulam pelas ruas do centro da cidade na busca de uma forma de "geração de renda", seja vendendo doces, pedindo ou mesmo esmolando nos semáforos. Diante desta situação de risco social, através da idéia e da prática do trabalho infantil, percebemos a necessidade de conhecer melhor quem são estas crianças e suas respectivas famílias. Apesar dos avanços propostos com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a situação de crianças e adolescentes em situação de rua continua sendo um desafio junto aos técnicos na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, e correspondente a este atendimento o trabalho social com suas respectivas famílias. Portanto há necessidade conhecer melhor esta realidade na complexidade e no entendimento das políticas sociais diversas. Por fim o trabalho direto com as crianças nas ruas e posteriormente com as suas respectivas famílias realizado diretamente pelos educadores sociais, demandam tanto uma caracterização de quem são estas famílias, quanto aos possíveis indicadores relacionados ao quadro relacionado a suas condições de vida: escolaridade, habitação, composição familiar, trabalho e carência de direitos.  Quanto a possível necessidade de um atendimento intersetorial proposto pelo Serviço de Proteção Especial - média complexidade através do PAEFI. (Serviço de proteção e atendimento especializado a família e indivíduos).

Keywords : Famílias; Meninos em Situação de Rua; Condições de Risco e Vulnerabilidade; Políticas Públicas.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese