4, v.2Pedagogia social crítica e teologias da libertação: caminhos que se encontram na práxis latino-americanaAs bases teóricas da socioeducação nas teorias não-críticas author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

SILVA, Maria das Graças Barreto da, OHARA, Conceição Vieira da Silva and LLAGUNO, Nathalie Sales. Construindo uma pedagogia social de cuidado à criança ação socioeducativa com graduandos. In Proceedings of the 4th.Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 18 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200008&lng=en&nrm=iso> .

Frente aos trabalhos desenvolvidos com a massagem e estimulação de bebês, acreditamos que, no atendimento a mães/pais/ bebês da comunidade em geral, ações socioeducativas pautadas pela pedagogia freireana e focadas no desenvolvimento humano podem ser estratégias de valor inestimável para a humanização dos cuidados infantis, com ampla repercussão na promoção, defesa e garantia dos direitos da criança. Nesse sentido, o Grupo de Massagem e Estimulação de Bebês (GMEB) vem tornando possível a articulação da extensão, através do ensino e de serviços voltados ao bem-estar e saúde da comunidade, buscando enfrentar o desafio de organizar o trabalho docente tendo a pesquisa como fonte de produção de conhecimento. Este estudo foi construído a partir da experiência de graduandos de enfermagem e medicina, aos quais, após terem observado as expressões e reações entre mãe-filho-enfermeira no Grupo Terapêutico de Massagem e Estimulação de Bebês (GTMEB), uma das atividades do GMEB, seguindo uma trajetória de pesquisa qualitativa na modalidade fenomenológica, foi proposta a seguinte questão: Descreva como foi sua experiência ao acompanhar as sessões do GTMEB. Os estudantes diziam como foram afetados pela originalidade da experiência, e apontavam descobertas construtivas sobre a valorização do vínculo afetivo e espontaneidade na relação mãe-bebê. Relatavam como isso havia contribuído para sua vida pessoal, e que o aprendizado profissional sistematizado reforçava a necessidade de conhecer o desenvolvimento da criança saudável e as formas de estimulação, destacando a importância de se considerar o bebê junto à mãe, como sujeito da intervenção. Diante da responsabilidade de acolher as famílias, ao vivenciarem trocas de saberes com profissionais, e mães/pais/ bebês, numa interação dialógica a partir das relações humanas que se estabelecem na singularidade da ação educativa/ética/formativa, os estudantes percebem que, ao dar voz aos bebês, eleva-se a importância do sujeito no processo de cuidar/educar, o que favorece a compreensão entre o ser e o mundo, num percurso que se expressa em diferentes linguagens, com mudança do foco perceptual. Por meio de uma intervenção significativa, ao promover a leitura do corpo do bebê eles compreendem sua fala autêntica, e o que isso significa para a produção de cidadania. Numa perspectiva interdisciplinar, através de reflexões oriundas da inter-relação do cuidado existencial com o cuidado profissional em suas aproximações teórico-prática-técnicas, revela-se uma ação educativa, por meio de uma pedagogia social de cuidado à criança, que torna clara a contribuição social acadêmica.

Keywords : Pedagogia Social; Enfermagem Pediátrica; Massagem em Bebês; Humanização do Cuidado; Pesquisa Qualitativa Fenomenológica.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese