4, v.2Pedagogia social crítica e teologias da libertação: caminhos que se encontram na práxis latino-americanaAs bases teóricas da socioeducação nas teorias não-críticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

SILVA, Maria das Graças Barreto da, OHARA, Conceição Vieira da Silva y LLAGUNO, Nathalie Sales. Construindo uma pedagogia social de cuidado à criança ação socioeducativa com graduandos. In Anales del 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 29 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200008&lng=es&nrm=iso> .

Frente aos trabalhos desenvolvidos com a massagem e estimulação de bebês, acreditamos que, no atendimento a mães/pais/ bebês da comunidade em geral, ações socioeducativas pautadas pela pedagogia freireana e focadas no desenvolvimento humano podem ser estratégias de valor inestimável para a humanização dos cuidados infantis, com ampla repercussão na promoção, defesa e garantia dos direitos da criança. Nesse sentido, o Grupo de Massagem e Estimulação de Bebês (GMEB) vem tornando possível a articulação da extensão, através do ensino e de serviços voltados ao bem-estar e saúde da comunidade, buscando enfrentar o desafio de organizar o trabalho docente tendo a pesquisa como fonte de produção de conhecimento. Este estudo foi construído a partir da experiência de graduandos de enfermagem e medicina, aos quais, após terem observado as expressões e reações entre mãe-filho-enfermeira no Grupo Terapêutico de Massagem e Estimulação de Bebês (GTMEB), uma das atividades do GMEB, seguindo uma trajetória de pesquisa qualitativa na modalidade fenomenológica, foi proposta a seguinte questão: Descreva como foi sua experiência ao acompanhar as sessões do GTMEB. Os estudantes diziam como foram afetados pela originalidade da experiência, e apontavam descobertas construtivas sobre a valorização do vínculo afetivo e espontaneidade na relação mãe-bebê. Relatavam como isso havia contribuído para sua vida pessoal, e que o aprendizado profissional sistematizado reforçava a necessidade de conhecer o desenvolvimento da criança saudável e as formas de estimulação, destacando a importância de se considerar o bebê junto à mãe, como sujeito da intervenção. Diante da responsabilidade de acolher as famílias, ao vivenciarem trocas de saberes com profissionais, e mães/pais/ bebês, numa interação dialógica a partir das relações humanas que se estabelecem na singularidade da ação educativa/ética/formativa, os estudantes percebem que, ao dar voz aos bebês, eleva-se a importância do sujeito no processo de cuidar/educar, o que favorece a compreensão entre o ser e o mundo, num percurso que se expressa em diferentes linguagens, com mudança do foco perceptual. Por meio de uma intervenção significativa, ao promover a leitura do corpo do bebê eles compreendem sua fala autêntica, e o que isso significa para a produção de cidadania. Numa perspectiva interdisciplinar, através de reflexões oriundas da inter-relação do cuidado existencial com o cuidado profissional em suas aproximações teórico-prática-técnicas, revela-se uma ação educativa, por meio de uma pedagogia social de cuidado à criança, que torna clara a contribuição social acadêmica.

Palabras llave : Pedagogia Social; Enfermagem Pediátrica; Massagem em Bebês; Humanização do Cuidado; Pesquisa Qualitativa Fenomenológica.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués