4, v.2Construindo uma pedagogia social de cuidado à criança ação socioeducativa com graduandos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

ZANELLA, Maria Nilvane. As bases teóricas da socioeducação nas teorias não-críticas. In Anales del 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 25 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200009&lng=es&nrm=iso> .

O referido artigo sistematiza a análise, concluída em 2011, no Mestrado Stricto Senso em Políticas e Práticas em Adolescente em conflito com a Lei, da Universidade Bandeirantes de São Paulo. A pesquisa bibliográfica objetiva desvelar as bases teóricas da educação social liberal, estruturadas a partir da análise de 27 estudos que sistematizaram práticas e metodologias de atendimento do adolescente em situação de conflito com a lei no Brasil. O problema de pesquisa buscou identificar, como as bases teóricas da educação social liberal se apresentam nas metodologias de atendimento e práticas socioeducativas desenvolvidas com adolescentes em conflito com a lei? Para definir o objeto selecionaram-se estudos realizados entre os anos de 1990 a 2008, disponíveis no banco de teses e dissertações da Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES). Nesse estudo, será traçado um paralelo entre os fundamentos da educação escolar e da educação social, concebendo-se que para a educação escolar o espaço institucional é a escola, enquanto que para a educação social, quando se trata de adolescente em situação de conflito com a lei, o lugar institucional é o espaço da socioeducação que se fundamenta em duas teorias, uma de caráter liberal e outra de cunho progressista. O artigo apresentado segue o caminho teórico percorrido por Dermeval Saviani ao analisar as Teorias da educação e objetiva identificar a presença de Teorias não-críticas, no âmbito da socioeducação e o estudo justifica-se por ser uma pesquisa de relevância para os diferentes profissionais que atuam na área.

Palabras llave : Socioeducação; Adolescente em situação de conflito com a lei; Bases teóricas; Pedagogia social; Teorias da Educação social liberal e progressista.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués