4, v.2Animação sociocultural e políticas culturais em moçambique: revisitando a democracia e o processo de democratização cultural author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

MARINO, Marilia Josefina. Pedagogia social a serviço da juventude: investigação sociodramática em um ato. In Proceedings of the 4th.Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 24 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200011&lng=en&nrm=iso> .

Os jovens do mundo de hoje experienciam desafios de diferentes ordens para a construção de seu projeto de vida e de modo particular, os jovens das classes populares, expostos a situações de vulnerabilidade, encontram poucos espaços para refletirem sobre os novos papéis sociais presentes na caminhada em direção a seu desenvolvimento pessoal-profissional. Os objetivos desta pesquisa-intervenção em um ato voltam-se para a compreensão do modo como jovens vinculados ao "Programa Ação Jovem" desenvolvido em uma cidade do interior paulista, lidam com alguns desses desafios ao abrir-se um espaço de educação social que possibilite vivência e reflexão tendo em vista a construção de seu projeto de vida. O trabalho atingiu por volta de 70 jovens entre usuários do Programa e seus convidados, além de contar com seus coordenadores e algumas autoridades locais abordando temas como: desafios do mundo de hoje; papéis no contexto familiar, social, profissional/ afetivo - sexual; valores e projeto de vida; construção de vínculos e o relacionar-se de modo mais saudável consigo mesmo, com o outro com e com o contexto social.O método de trabalho caracteriza-se como um Sociodrama, fundado na abordagem teórico-metodológica de Jacob Levy Moreno (1889-1974) que como precursor da pesquisa-ação considera todo ato sociopsicodramático, um ato de investigação.O protocolo da intervenção é apresentado e tanto a descrição do trabalho como seu processamento evidenciam o modo espontâneo-criativo com que os jovens lidaram com sua problemática e a de seu contexto trazendo contribuições no levantamento dos desafios que os mobilizam, no tomar contato com os novos papéis que o aguardam na vida social, no compreender as responsabilidades decorrentes, face às mudanças que envolvem sua corporeidade, sociabilidade e ampliação da compreensão do mundo, no resgate de valores fundamentais que os auxiliem na construção de seu Projeto de Vida e no compartilhar experiências e reflexões, ampliando e fortalecendo vínculos em direção a relações mais saudáveis. Os dados são ratificados nos depoimentos escritos colhidos ao final do trabalho, firmando a importância das intervenções sociopedagógicas que valorizam programas de políticas públicas voltadas para a juventude e a necessidade de sua implementação.

Keywords : Pedagogia Social; Juventude; Projeto de Vida; Sociodrama; Espontaneidade; Criatividade.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese