4, v.2Educador social: diferentes campos de atuação, formação e reconhecimento profissional author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

COUTO, Nara Soares and ARENA, Dagoberto Buim. Jogo de papéis e linguagem: diálogos possíveis entre Vigotski e Bakhtin. In Proceedings of the 4th.Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 26 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200014&lng=en&nrm=iso> .

Neste ensaio apresentamos pesquisa em andamento na qual abordamos o papel regulador da linguagem no jogo de papéis em crianças de seis e sete. Na pesquisa, busca-se um entendimento das relações existentes entre linguagem, apropriação e complexificação do jogo infantil. A hipótese norteadora da investigação é a de que as relações dialógicas entre as crianças e os adultos e entre as crianças, enquanto brincam, contribuem para a aprendizagem do jogo de infantil. Estão sendo utilizados os procedimentos da pesquisa etnográfica interpretativa que tem por foco o significado humano das relações sociais, travadas pelos sujeitos, em um determinado contexto histórico bem como sua elucidação e exposição por um investigador. Essa abordagem permite aproximar os estudos de Vigotski e Bakhtin estudiosos da linguagem que destacam o papel regulador da linguagem nas relações humanas e valorizam as trocas dialógicas entre pesquisador e pesquisado; sujeitos ativos do processo de pesquisa. Os dados foram produzidos por meio de observação e de entrevista, registros em diário de campo, fotografias e gravações em áudio. Eles estão sendo selecionados em grupos temáticos e analisados por meio da narração interpretativa. Participaram da pesquisa duas professoras e duas turmas de primeiro ano do Ensino fundamental de uma (EMEF) Escola Municipal de Ensino Fundamental de Garça, Estado de São Paulo, totalizando 45 sujeitos. Tendo em mente os pressupostos acima, são apresentados e analisados dados que possibilitam antecipar alguns resultados.

Keywords : Jogo de Papéis; Linguagem Oral; Ensino Fundamental; Dialogia; Contexto Histórico-Social.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese