4, v.2Educador social: diferentes campos de atuação, formação e reconhecimento profissionalSocial movements in the plots of social networking author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

LIMA, Norma Silvia Trindade de. Educação social e escolar: sobre produção de subjetividades, afetos e girassóis. In Proceedings of the 4th.Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 18 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200016&lng=en&nrm=iso> .

Somos seres prenhes de necessidade e imaginação, atravessados por fluxos que nos afetam e nos produzem. Olhares e dizeres pronunciados, insinuados e interditados. Identidades e diferenças nos compõem como mosaicos. A identidade é uma história narrada e a diferença uma contingência velada. Nossa história é uma narrativa criada, contada, ouvida, repetida, inacabada. Tanto mais fidedigna quanto a repetição e o testemunho. A potência humana é um mistério que se realiza ao acaso, por afecções. Assim, sugere-se que os espaços e ações educativas assumam a intencionalidade de colaborar com processos de singularização, estimulando o vigor e a potência de cada ser. Portanto, este texto é uma narrativa construída a partir de distâncias, proximidades, diálogos, silêncios, ações e desejos sobre educação social e educação escolar, dando ênfase à produção de subjetividades e diferenças no âmbito do educar e do existir.

Keywords : educação social; educação escolar; inclusão; subjetividades; diferença.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese