4, v.2Educador social: diferentes campos de atuação, formação e reconhecimento profissionalSocial movements in the plots of social networking índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

LIMA, Norma Silvia Trindade de. Educação social e escolar: sobre produção de subjetividades, afetos e girassóis. In Anales del 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 23 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200016&lng=es&nrm=iso> .

Somos seres prenhes de necessidade e imaginação, atravessados por fluxos que nos afetam e nos produzem. Olhares e dizeres pronunciados, insinuados e interditados. Identidades e diferenças nos compõem como mosaicos. A identidade é uma história narrada e a diferença uma contingência velada. Nossa história é uma narrativa criada, contada, ouvida, repetida, inacabada. Tanto mais fidedigna quanto a repetição e o testemunho. A potência humana é um mistério que se realiza ao acaso, por afecções. Assim, sugere-se que os espaços e ações educativas assumam a intencionalidade de colaborar com processos de singularização, estimulando o vigor e a potência de cada ser. Portanto, este texto é uma narrativa construída a partir de distâncias, proximidades, diálogos, silêncios, ações e desejos sobre educação social e educação escolar, dando ênfase à produção de subjetividades e diferenças no âmbito do educar e do existir.

Palabras llave : educação social; educação escolar; inclusão; subjetividades; diferença.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués