4, v.2Educador social: diferentes campos de atuação, formação e reconhecimento profissionalOs movimentos sociais nas tramas das redes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumo

LIMA, Norma Silvia Trindade de. Educação social e escolar: sobre produção de subjetividades, afetos e girassóis. In Anais do 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 04 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200016&lng=pt&nrm=iso> .

Somos seres prenhes de necessidade e imaginação, atravessados por fluxos que nos afetam e nos produzem. Olhares e dizeres pronunciados, insinuados e interditados. Identidades e diferenças nos compõem como mosaicos. A identidade é uma história narrada e a diferença uma contingência velada. Nossa história é uma narrativa criada, contada, ouvida, repetida, inacabada. Tanto mais fidedigna quanto a repetição e o testemunho. A potência humana é um mistério que se realiza ao acaso, por afecções. Assim, sugere-se que os espaços e ações educativas assumam a intencionalidade de colaborar com processos de singularização, estimulando o vigor e a potência de cada ser. Portanto, este texto é uma narrativa construída a partir de distâncias, proximidades, diálogos, silêncios, ações e desejos sobre educação social e educação escolar, dando ênfase à produção de subjetividades e diferenças no âmbito do educar e do existir.

Palavras-chave : educação social; educação escolar; inclusão; subjetividades; diferença.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português