4, v.2Educação social e escolar: sobre produção de subjetividades, afetos e girassóisA formação do leitor mediada pela participação social author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

SILVA, Odair Marques da. Os movimentos sociais nas tramas das redes sociais. In Proceedings of the 4th.Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 18 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200017&lng=en&nrm=iso> .

Esse texto apresenta uma perspectiva diferenciada sobre os movimentos sociais, relações estabelecidas através das redes sociais que podem ser caracterizadas como um novo fenômeno social de massa e, em certos aspectos de articulação, como um movimento popular. Podemos notar as mudanças comportamentais diante do avanço tecnológico e a comunicação entre milhares de pessoas que interagem de diferentes classes como ferramenta educativa e como mobilização da educação popular. O computador e os processos tecnológicos, nas redes sociais, de certa forma proporcionam liberdade de comunicação e pode influenciar a luta de  uma sociedade organizada, sobretudo, na organização de saberes e no planejamento de ação e de liderança. Atualmente identificam-se nos eventos, congressos e movimentos sociais, debates em torno das denominadas redes sociais especialmente relacionados ao campo da pedagogia do oprimido, educação popular e pedagogia social. As redes sociais na academia identificam como funcionalidade, variantes para a pesquisa de definições teóricas e na construção de conceitos proporcionando produções de diversidades culturais e históricas. Assim ao trazer para o debate os movimentos sociais nas tramas das redes sociais, nesse IV CIPS, enfatizamos a atuação do educador social diante da luta de classes apropriando de uma nova ferramenta no enfrentamento dos desafios para construção de cidadania interconectada pela tecnologia informacional e comunicacional.

Keywords : Movimentos sociais; Redes sociais; Educador social.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese