4, v.2A formação do leitor mediada pela participação socialReflexões sobre a contribuição teórico-metodológica da educação popular freiriana para a extensão universitária author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

HERNANDEZ CARRERA, Rafael M. A formação de trabalhadores na modalidade e-learning através das associações empresariais na espanha. In Proceedings of the 4th.Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 24 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200019&lng=en&nrm=iso> .

A Formação de Trabalhadores está presente nos debates mais recentes da atualidade acadêmica e política. Desempenha um papel muito importante no desenvolvimento educativo, econômico, empresarial e social em nosso entorno. Além disso, a Aprendizagem ao longo da vida e a Educação de Adultos são disciplinas científicas que deverão estruturar este tipo de processos educativos. Por sua vez o e-learning é uma metodologia de grande valor neste tipo de formação, já que insiste em um aprendizado baseado na experiência. Os programas de formação para o emprego são vistos como uma oportunidade para adaptar estas atividades às características do aprendizado adulto. Este estudo realiza uma abordagem destes conceitos e são focados em uma pesquisa quantitativa de um programa de formação para o emprego ministrado no formato e-learning por uma das principais associações empresariais da Espanha. Está dividido em quatro partes bem diferenciadas: Na primeira parte é realizada uma aproximação epistemológica à Formação dos Trabalhadores. Posteriormente é feita uma aproximação à formação para o emprego na Espanha: diferentes inciativas relacionadas com a formação para o emprego, análises quantitativas dos programas desenvolvidos ao longo de 2011, número de ações de formação desenvolvidas, participantes nas mesmas, modalidades de ensino, etc. Em terceiro lugar é realizado um percurso pelas origens das associações empresariais na Espanha. Por último, analisa-se um programa de formação de trabalhadores desenvolvido por uma das principais Associações de Empresários da Espanha. Para a realização desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico com relação à Formação de Trabalhadores, a Educação de Adultos e a Formação Permanente. Posteriormente, usou-se a metodologia de pesquisa quantitativa para analisar o programa de formação dos trabalhadores da confederação de empresários. Está baseada na análise dos questionários de avaliação que os alunos respondem quando realizam algum curso de Formação para o emprego. Foram analisados 15.000 questionários baseados em 10 categorias/dimensões.

Keywords : Educação de Adultos; Lifelong learning; Formação de Trabalhadores; Formação na Empresa; e-learning.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese