4, v.2A formação de trabalhadores na modalidade e-learning através das associações empresariais na espanhaA adoção de crianças no Brasil: os entraves jurídicos e institucionais author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

ASSUMPCAO, Raiane Patrícia Severino. Reflexões sobre a contribuição teórico-metodológica da educação popular freiriana para a extensão universitária. In Proceedings of the 4th.Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 18 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200020&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre a contribuição do referencial teórico-metodológico da educação popular freiriana para a efetivação da extensão no espaço da universidade, de forma indissociável do ensino e da pesquisa. O material analisado foi obtido com a realização de um levantamento bibliográfico sobre o papel da extensão universitária no Brasil e de uma pesquisa participante em um projeto de extensão da UNIFESP/BS que atua com jovens da cidade de Santos-SP. Constatou-se que a extensão universitária, pautada na concepção de educação popular freiriana, deve ser reconhecida como uma via frutífera para a construção de um processo educativo e científico que viabiliza a formação profissional e a produção de conhecimentos de forma transformadora - a construção de um processo, por meio do diálogo entre o conhecimento acadêmico e o saber popular, gerador de ações que transformaram a "visão de mundo" dos sujeitos envolvidos e parte da realidade social. Esta concepção de extensão universitária possui como fundamento o exercício da práxis - um ciclo constituído pelo questionamento permanente da realidade e das explicações existentes, pela reflexão teórica, pela atuação prática e pela produção de novos conhecimentos -, resultante de um diálogo respeitoso e ações efetivas entre sujeitos que ocupam diferentes espaços sociais e possuem saberes distintos.

Keywords : Educação Popular Freiriana; Extensão Universitária; Pesquisa Participante; Juventude.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese