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Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumo

SILVA, Renata de Lima e NGUZ'TALA, Tata. Capoeira angola: imaginário, corpo e mito. In Anais do 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 05 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200023&lng=pt&nrm=iso> .

Os dados sobre a capoeira no século XIX nos mostram, sobretudo a partir de arquivos da literatura e documentação policial encontrados no Rio de Janeiro e Bahia, a capoeira como um forte elemento da cultura dos escravizados e importante instrumento de sociabilização de diversas etnias e de mobilização desses no espaço urbano. As aparições dos capoeiras aconteciam em geral frente a batalhões, igrejas, praças e  em festividades públicas, sendo protagonizada significativamente por menores e trabalhadores de rua. Como uma manifestação de rua, a capoeira deste período pode ser relacionada a noção de "encruzilhada" por se configurar como uma manifestação pluricultural, isto é, na confluência de diferentes matrizes culturais e por identificar no fluxo de movimento da própria encruzilhada (de entrada e saída como a ginga e toda dinâmica do jogo da capoeira). Seja a rua sob a luz do sol, entre um trabalho e outro, de escravos de ganho e estivadores, ou sob a luz da lua, dos boêmio, sambistas e vadios a capoeira urbana se inventou na rua, por onde vaga  Exú -  orixá das encruzilhada -  e também, do povo da rua, referenciados na Umbanda. O presente artigo pretende discutir o fenômeno da capoeira em relação com elementos da cosmovisão das religiões afro-brasileiras.

Palavras-chave : Capoeira Angola; Cultura popular; Candomblé; Umbanda.

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