4, v.2Intersetorialidade entre as políticas públicas e seus efeitos na escola pública brasileiraEducação em prisões: apontamentos para um projeto político pedagógico author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

BELLINATO, Roberta. Professores-visitadores: pontes possíveis entre educação escolar e educação social. In Proceedings of the 4th.Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 18 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200025&lng=en&nrm=iso> .

Este artigo pretende discutir a possibilidade de aproximação entre alguns elementos da Educação Escolar com o campo da Educação Social. Tal possibilidade será pautada na análise de uma experiência educacional desenvolvida na rede municipal de ensino de Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo. Esta situação propõe a atuação deste profissional em âmbito diferente da instituição escolar, pois o professor deixa o espaço escolar e segue em território domiciliar, sendo a visita dos professores a principal ação do programa. Diante da atuação diferenciada destes profissionais, este artigo busca apresentar em que medida esta experiência pode ser relacionada aos elementos presentes nas práticas em Educação Social, tendo como foco a comparação do professor com o educador social. As análises aqui apresentadas estão pautadas em uma dissertação de mestrado, a qual adotou como metodologia a abordagem qualitativa dos dados, já que se trata do estudo pautado nas relações e percepções humanas. Nela foram realizadas pesquisas documentais, bibliográficas e de campo, destacando a importância dos relatórios construídos pelos professores, nos períodos posteriores às visitas, como fonte principal de informações para as análises efetivadas. Ao término da investigação, algumas características foram identificadas, sendo estas entendidas como emergentes e inerentes à experiência daqueles que visitaram seus alunos, as quais podem ser relacionadas à Educação Social, principalmente na comparação das características despertadas nos professores com as características necessárias às práticas dos educadores sociais. Assim, na perspectiva das práticas destes professores-visitadores encontramos elementos da Educação Social, o que favorece a aproximação destes  com os educadores sociais indicando um terreno de diálogo entre a Educação Escolar e a Educação Social.

Keywords : Educador Social; Família; Visita Domiciliar; Educação Social; Educação Escolar.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese