4, v.2O papel da educação na reconstrução nacional da República de AngolaIs it possible to get lost in the socio-educational universe? Notes on the field of social education and the dialogues within author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

AMARAL, Sandra Regina do. Empreendedores: o que a escola tem com isso?. In Proceedings of the 4th.Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 18 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200028&lng=en&nrm=iso> .

Este estudo tem por objetivo averiguar se a escola tem explorado o saber empreendedor de seus alunos, estabelecendo como base teórica Dolabela (2003), Fischer (1987), Ostrower (1983), Perrenoud (2002) e Pombo (2005). Parte-se do princípio que o saber empreendedor ultrapassa o domínio de conteúdos científicos, por estar relacionado à garantia do saber útil, que pressupõe a promoção de um ensino significativo, estimulador da ousadia, da criatividade e da perseverança. Defende-se que o espírito empreendedor é um potencial inerente a todo ser humano, já que está relacionado à capacidade de criar, de ter novas ideias e de gerar novos conhecimentos. Nesta perspectiva, para ser um empreendedor de sucesso, é preciso que o aluno seja capaz de traduzir o sonho em ação, de unir imaginação e determinação, de modo que a escola se apresenta como um dos primeiros passos para essa trajetória, pois como instituição formal de ensino, torna-se uma das responsáveis pelo desenvolvimento de atividades que estimulem a memória e o raciocínio, enfim, a escola apresenta-se como uma das possibilidades da materialização do espírito empreendedor, que é necessário, para que o sonho se transforme em algo concreto.

Keywords : Saber Empreendedor; Conhecimento; Criatividade.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese