4, v.2O papel da educação na reconstrução nacional da República de AngolaÉ possível perder-se no universo socioeducativo? Notas sobre o campo da Educação Social e sobre seus diálogos internos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumo

AMARAL, Sandra Regina do. Empreendedores: o que a escola tem com isso?. In Anais do 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 05 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200028&lng=pt&nrm=iso> .

Este estudo tem por objetivo averiguar se a escola tem explorado o saber empreendedor de seus alunos, estabelecendo como base teórica Dolabela (2003), Fischer (1987), Ostrower (1983), Perrenoud (2002) e Pombo (2005). Parte-se do princípio que o saber empreendedor ultrapassa o domínio de conteúdos científicos, por estar relacionado à garantia do saber útil, que pressupõe a promoção de um ensino significativo, estimulador da ousadia, da criatividade e da perseverança. Defende-se que o espírito empreendedor é um potencial inerente a todo ser humano, já que está relacionado à capacidade de criar, de ter novas ideias e de gerar novos conhecimentos. Nesta perspectiva, para ser um empreendedor de sucesso, é preciso que o aluno seja capaz de traduzir o sonho em ação, de unir imaginação e determinação, de modo que a escola se apresenta como um dos primeiros passos para essa trajetória, pois como instituição formal de ensino, torna-se uma das responsáveis pelo desenvolvimento de atividades que estimulem a memória e o raciocínio, enfim, a escola apresenta-se como uma das possibilidades da materialização do espírito empreendedor, que é necessário, para que o sonho se transforme em algo concreto.

Palavras-chave : Saber Empreendedor; Conhecimento; Criatividade.

        · resumo em inglês     · texto em português     · pdf em português