Services
Congresso Internacional de Pedagogia Social
Abstract
RYYNANEN, Sanna. É possível perder-se no universo socioeducativo? Notas sobre o campo da Educação Social e sobre seus diálogos internos.. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 4., 2012, São Paulo. Proceedings online... Associação Brasileira de Educadores Sociais, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200029&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 11 May. 2024.
A educação social, a educação não-formal e a educação sócio-comunitária têm vários aspectos em comum. Um destes é uma ampla variação de como estas denominações são entendidas e usadas no campo socioeducativo. No nosso artigo, tomamos a amplitude do termo educação social como um ponto de partida para desenvolver uma análise que permita-nos entender melhor os elementos compartilhados da educação social, a educação nãoformal e a educação sociocomunitária e as suas fronteiras que se misturam. O objetivo principal do texto é procurar uma possibilidade, a partir do marco teórico da pedagogia social, de como abrir horizontes tanto aos diálogos como ao estabelecimento dos objetivos comuns e das tarefas compartilhadas. Sugerimos que é somente a partir do reconhecimento das diferentes "sub-tradições" do universo socioeducativo e de uma análise profunda sobre as relações entre elas que é viável começar a estabelecer diálogos produtivos entre a educação social, a educação não-formal e a educação sócio-comunitária. As análises do artigo são baseadas na leitura teórica e nas considerações e descobrimentos da nossa pesquisa de doutorado (RYYNÄNEN, 2011) cujo trabalho de campo foi feito em três organizações não-governamentais em Salvador-BA nos anos de 2008 e 2009.
Keywords : Pedagogia social; educação social.