4, v.2Is it possible to get lost in the socio-educational universe? Notes on the field of social education and the dialogues withinAs linhas do pensamento dos educadores sociais de rua sobre os desejos na convivência: uma pesquisa sociopoética author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

ALMEIDA, Sara Ferreira de. População em situação de rua e o retorno à educação escolar: entre dificuldades e possibilidades. In Proceedings of the 4th.Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 18 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200030&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho apresenta reflexões oriundas de investigação realizada durante curso de especialização em educação, cujo objetivo foi identificar obstáculos enfrentados pela população em situação de rua de São Carlos/SP, frente às possibilidades de retorno e continuação de sua escolarização no âmbito do atendimento do CREAS POP, com vistas a contribuir na formulação de estratégias de superação de dificuldades que levam essa população a pensar o acesso à educação como privilégio de grupos restritos da sociedade e não como um direito humano. Para tanto, o estudo de caso fundamentou-se no referencial da Educação Popular, tendo como princípios metodológicos a dialogicidade e o convívio entre pesquisadora e sujeitos participantes da pesquisa. Os procedimentos metodológicos adotados foram: entrevistas, diário de campo e observação participante das aulas do MOVA que aconteceram no CREAS POP. A análise dos dados foi elaborada em diálogo com os participantes da pesquisa e culminou na organização de uma tabela esquemática contendo o que denominamos como "obstáculos para o retorno/continuação do processo de escolarização" e as "possibilidades de superação desses obstáculos". Os relatos dos participantes demonstram que são diversas as dificuldades enfrentadas por pessoas em situação de rua frente às possibilidades de retorno e continuação de sua escolarização, tais como: o fato de estar fora da escola há muito tempo pode favorecer a crença de que sabe menos por não possuir conhecimentos acadêmicos; estigma vivenciado cotidianamente por estar em situação de rua; não possuir condições materiais (roupas, material escolar etc) para estar em ambientes escolares; possível dependência química; dentre outros. Por sua vez, as possibilidades de superação vislumbradas também se apresentaram de forma diversificada e afirmaram a importância da própria população de rua ter, cada vez mais, voz ativa nos espaços de tomada de decisões políticas que dizem respeito a sua autonomia e emancipação, bem como poder contar com o apoio de pessoas que lhe incentivem a superar suas dificuldades e de instituições e serviços que possuem profissionais preparados para acolhê-los em sua diversidade, além do desenvolvimento de ações que favoreçam a criação de um novo olhar da sociedade para as pessoas que se encontram em situação de rua.

Keywords : População em Situação de Rua; Educação Popular; Dialogicidade.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese