4, v.2População em situação de rua e o retorno à educação escolar: entre dificuldades e possibilidadesO direito à educação sob a perspectiva da pedagogia social author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

ADAD, Shara Jane Holanda Costa. As linhas do pensamento dos educadores sociais de rua sobre os desejos na convivência: uma pesquisa sociopoética. In Proceedings of the 4th.Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 18 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200031&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho de pesquisa com os educadores de rua utilizei o método sociopoético, onde se produz conhecimentos com o corpo todo e em grupo. O grupo-pesquisador era constituído por mim (facilitadora) e por 14 educadores de rua (co-pesquisadores). O tema escolhido foi O desejo na convivência do grupo. A produção de dados deu-se nos interstícios das oficinas e com técnicas que utilizam múltiplas dimensões do saber humano, especialmente da arte, para potencializar a produção de conceitos, e tornar os co-pesquisadores não filósofos em filósofos. A análise destes conceitos me permitiu fazer algumas inferências sobre a estrutura do pensamento do grupo acerca do tema estudado. Essa estrutura apresenta os seus desejos em três dimensões, na convivência: na primeira dimensão os desejos se dão na convivência entre os educadores e os jovens; na segunda, entre eles mesmos, e na terceira, entre eles e as entidades que trabalham com as crianças e os jovens. Todas as dimensões dessa estrutura são perpassadas pela problemática da prática pedagógica. Essas dimensões são criações dos co-pesquisadores e constituem o pensamento do grupo, em sua multiplicidade, no momento das oficinas. São campos possíveis e co-existem.

Keywords : Educadores Sociais de Rua; Desejos; Convivência do Grupo; Sociopoética.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese