4, v.2Distintas politicas socioeducativas: uma experiência em PortugalSocial pedagogy as pedagogy in social work? The case of child protection author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

ALMEIDA, Suzana Silveira. Formação para o trabalho gentilmente priorizando a formação humana. In Proceedings of the 4th.Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 24 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200034&lng=en&nrm=iso> .

Na Educação Não-Formal atendendo ao apelo de suprir um déficit da escola, surgem Programas na linha de "treinar" jovens a se preparem para o mercado de trabalho, mas este discurso muitas vezes não ultrapassa a barreira do "treinar". No entanto, esta pesquisa tem como objetivo central descrever um dos Projetos desenvolvidos na perspectiva de "educar" jovens buscando uma preparação para a vida que inclui a inserção e sua manutenção no mercado de trabalho. Para isso, objetivamos promover uma reflexão sobre a importância do educador sensibilizar-se perante a urgência de desenvolver atividades interdisciplinares e dinâmicas visando gerirem estes "humanos" e para isto analisamos o Projeto "Gentileza gera gentileza"  construído com os jovens de 14 a 24 anos participantes do Programa "Aprendiz Legal", da Região dos Lagos de 2009 à 2011 vinculado à um projeto de Educação não formal, ministrado por uma Organização não governamental em parceria com uma Fundação, tendo como base o tripé procedimental, atitudinal e comportamental. Devido a pesquisa ser de cunho qualitativo com abordagem da pesquisa-ação que combina o material empírico advindo da inserção no campo (perpassando por conversas, entrevistas abertas, observações junto aos envolvidos e análises documental do projeto supracitado) também com as contribuições das pesquisas bibliográficas. Os referenciais que mais embasaram esta pesquisa foram: Alarcão (2003) que ressalta a importância do professor reflexivo; as diversas possibilidades metodológicas de Freinet analisados à luz dos estudos de Paiva (1997); e trabalho com Fernandes (2006; 2011) sobre educação não formal e principalmente Freire (1996) que enfatiza os valores humanos. A pesquisa evidenciou que cabe ao educador como o gestor responsável ser o mediador, facilitador, destes "humanos" através da organização de conteúdos e metodologias didáticas que podem e devem ser utilizados como instrumentos que potencializam a formação de cidadãos capazes de compreender e intervir na realidade a partir do diálogo, escuta, negociação, ética, responsabilidade e da criatividade, além de outras competências e habilidades baseados na relação de afetividade entre "aprendente-ensinante". Por tanto, privilegiamos a gentileza tanto na vida pessoal quanto no mundo do trabalho como significativo para "boas práticas" para além da sala de aula priorizando o protagonismo dos jovens com base na história do Profeta Gentileza articulado com a vida pessoal, social e especialmente com o mundo do trabalho.

Keywords : Formação humana; Gentileza; Educação e trabalho.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese