4, v.2Social pedagogy as pedagogy in social work? The case of child protectionEJA: entre a reprodução e a educação popular author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

BUCHMANN, Ulrike. Nova gestão pública e as conseqüências para a educação e para o social. In Proceedings of the 4th.Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 24 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200036&lng=en&nrm=iso> .

Desde meados dos anos 90 do século XX mostra-se uma lógica de governo liberalizante, desreguladora e privatizadora  na reprodução social. A partir deste desenvolvimento a geração futura é que tem sido atingida e com isto os modelos educacionais e o Setor Social.  Para os sujeitos implicados surgem sempre riscos de transição nas respectivas trajetórias de vida e profissional. Para o enfrentamento de tais riscos estes sujeitos são colocados diante de um espectro de competências de si mesmo, bem como materiais e sociais, para  que sejam enfrentadas  as novas configurações sociais impostas entre ganha-pão, trabalho público e  reprodução privada do trabalho e para que estas relações sejam  desenhadas ou visualizadas numa perspectiva de futuro. Um desenvolvimento e  desdobramento das capacidades humanas é, da mesma forma tarefa de  longo prazo, a ser enfrentada pela Ciência da Educação e pela Ciência do Trabalho Profissional. Esta tarefa requer numa dimensão objetiva, nada menos que assegurar uma utopia real da sociedade civil e com isto necessariamente um exame da arquitetura do saber e dos contextos  referenciais disciplinares em vista de sues potenciais de  solução de problemas futuros. Como exemplo, será apresentado o novo curso Bachelor em Pedagogia: Desenvolvimento e Inclusão (BASTEI), sendo este destacado como um percurso de formação dentro de um campo disciplinar educacional e explorando-se quais opções para uma organização comum de cursos de graduação existem numa  perspectiva de titulação bi-nacional.

Keywords : Educação; Social; Competências; Bachelor; BASTEI.

        · abstract in german     · text in german     · pdf in german