4, v.2Experiências políticas da militância com a adolescência: responsabilidades do mundo adultoCurso de verão: um projeto de educação popular feito em mutirão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Resumen

ESPOSITO, Vitória Helena Cunha, NOFFS, Neide de Aquino y SILVA, Andréa Paiva da. Pedagogia Social: currículo, memória e desenvolvimento humano. In Anales del 4o. Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 28 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200039&lng=es&nrm=iso> .

Este trabalho desenvolve-se no âmbito do grupo de pesquisa Educação e Produção do Conhecimento/Cátedra Joel Martins (CNPq/PUC-SP). Considera que o resgate da memória e a construção de uma educação e pedagogia voltadas ao social possam vir a se constituir em campo de reflexão, de estudo e de investigação para as ciências sociais e humanas. Objetiva tornar visíveis as raízes da pedagogia social que veio a se expressar não apenas como método, mas como possibilidade de intervenção em situações de risco na cidade de São Paulo, durante a gestão de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação. Considera que o legado deste eminente educador ressoa ainda hoje, devido às profundas transformações que produziu e à forma libertadora que imprimiu através de seu modo de ver, ser, pensar, refletir e agir em educação. Conclui que, sob a ótica de uma pedagogia de cunho social, faz-se importante conceber currículo sob uma nova intencionalidade. Nesta perspectiva, currículo altera-se profundamente: este não mais poderá ser visto como meio para se alcançar determinado fim, mas como uma construção que se faz na ação, de forma a apreender, no percurso de sua construção, o mundo daqueles aos quais se refere; para tanto torna-se necessário que o currículo apreenda valores, crenças, desejos, abrindo-se à realidade daqueles que lá estão. Currículo que será então uma trajetória a ser percorrida, capaz de gerar compreensões e, a partir destas, trazer os elementos necessários que poderão vir a se constituir em estruturas para o desenvolvimento de ações educativas voltadas à sociedade e à cultura, dirigidas especialmente aos excluídos; currículo como algo vivo, em permanente desenvolvimento, sem a imposição de fórmulas já prontas, mas utilizando aquelas que se forjam na ação, descobrindo singularidades, pontos que, ao se mostrarem na vida do sujeito e na sociedade, poderão iluminar um fazer pedagógico comprometido com a produção do conhecimento, do bem-estar social, da cidadania e do desenvolvimento humano.

Palabras llave : Pedagogia social; Currículo; Memória; Desenvolvimento humano.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués