4, v.2Curso de verão: um projeto de educação popular feito em mutirãoAnimação sociocultural e adolescentes em privação de liberdade author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Congresso Internacional de Pedagogia Social



Abstract

BARBOSA, Waldirene Maria, CUNHA, Aurelio Braga da and SILVA, Geraldo Pereira da. Centro educacional de referência Herval da Cruz Braz: uma nova escola para uma nova sociedade. In Proceedings of the 4th.Congresso Internacional de Pedagogia Social Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo (SP, Brazil) [online]. 2012 [cited 18 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092012000200041&lng=en&nrm=iso> .

O Centro Educacional de Referência Herval da Cruz Braz foi criado em 2010 como uma das ações da Secretaria de Educação de Juiz de Fora (MG) na implementação de propostas para a melhoria da qualidade da educação. O público-alvo são alunos do 6º ano matriculados nas escolas da rede que tenham, pelo menos, três reprovações na sua trajetória escolar. Mais que a defasagem idade/série tem-se observado que esses alunos são excluídos dos sistemas de ensino, sobretudo por "inadequação" aos padrões de referência das escolas de origem. São considerados como indisciplinados, "alunos-problema", "irrecuperáveis". Seu destino é a evasão ou, na melhor das hipóteses, a ida precoce para a EJA. A proposta sofreu muitas resistências da sociedade, da academia e da própria rede que consideraram o projeto como segregador. Hoje, depois de dois anos de funcionamento, cerca de 200 alunos concluíram com êxito o ensino fundamental e estão no ensino médio; e uma nova turma de 200 alunos está iniciando. O projeto tem recuperado não apenas o "tempo perdido" e os conhecimentos não adquiridos por esses alunos, o que pode ser comprovado pelas avaliações ao longo do projeto. Sobretudo tem recuperado a auto-estima, a capacidade de acreditar que vale à pena estar na escola e de que são capazes de aprender, coisa que haviam perdido. O Centro Herval surge como um novo modelo de escola e pode ser considerado referência para práticas educativas inclusivas, capazes de enfrentar o desafio da diversidade, da dificuldade de aprendizagem, da indisciplina, oferecendo ensino adequado às necessidades dos alunos, principalmente aqueles que são excluídos pelo sistema. As principais ações que norteiam o trabalho nessa escola são: o modelo de gestão adotado; adequação da proposta pedagógica e, principalmente, o protagonismo do aluno. Esse está no centro de todas as ações da escola, com suas dificuldades, seus limites, sobretudo, com suas potencialidades. As ideias de Paulo Freire, de Anton Makarenko tem sustentado as reflexões dos profissionais desse projeto, cujos princípios passam pelo compromisso com a libertação do outro.

Keywords : Educação Libertadora; Práticas Pedagógicas; Gestão Escolar.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese