1Espaços homogêneos de parâmetros para controle de efeitos musicais author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

II Seminário de Música, Ciência e Tecnologia



Abstract

MULLER, Swen. Medir o STI. In Proceedings of the 2. II Seminário de Música, Ciência e Tecnologia, 2005, São Paulo (SP) [online]. 2005 [cited 03 March 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000102005000100001&lng=en&nrm=iso> .

No mundo inteiro, o STI (Speech Transmission Index) vem se tornando cada vez mais importante para a avaliação da inteligibilidade em lugares públicos. Muitas vezes, o STI já faz parte dos requerimentos do cliente à construtora de uma nova edificação. Se o STI não estiver acima de um valor mínimo no prédio concluído, a construtora terá que adotar medidas para melhorar a qualidade acústica do recinto, senão estará sujeita a pena contratual. Por isso, o STI já tem sido avaliado na fase de planejamento por softwares de simulação para conferir a viabilidade dos requerimentos. Após a construção, os resultados são verificados mediante medições "on site". Este artigo pretende descrever os conceitos fundamentais do STI e apresenta a técnica e o processamento para obtê-lo. Alguns exemplos teóricos e práticos são apresentados e alguns pontos fracos do STI revelados.

Keywords : Acústica de salas; Acústica Arquitetônica; Inteligibilidade da fala; Índice de Transmissão da Fala; Técnicas de Medições em Acústica.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese