7Relações de trabalho e modo de produção capitalistaMundo do trabalho: a particularidade dos trabalhadores de Franca/SP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versión impresa

Resumen

PEREIRA, Wagner Alves. A dinâmica do trabalho na formação da vida social. In Anales del 1º Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 13 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100002&lng=es&nrm=iso> .

O nosso estudo analisa o trabalho enquanto uma categoria ontológica de formação do ser social, afirmando que o processo de trabalho preserva em sua dinâmica um caráter transformador que não se resume a produção de uma objectualidade material, mas sim um processo de transformação do próprio ser humano que ao por em movimento as suas forças produtivas, mediante o intercâmbio ineliminável com a natureza, desenvolve suas capacidades humanas. E mais, mostraremos que tal processo é imprescindível do intermédio da consciência, já que fornece uma seiva protéica na constituição do processo global de produção e reprodução da vida social.

Palabras llave : Trabalho; Ser Social; Consciência.

        · texto en portugués     · pdf en portugués