7Mundo do trabalho: a particularidade dos trabalhadores de Franca/SPAssédio sexual laboral e suas implicações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versión impresa

Resumen

MORALES, Lúcia Arrais. Faxineiras em um campus universitário. In Anales del 1º Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 13 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100004&lng=es&nrm=iso> .

Discute-se o trabalho terceirizado de faxineiras em um campus de uma universidade pública. Examina-se a categoria de pensamento natureza para explicar a exploração de trabalhadoras que limpam salas, corredores e banheiros. Deixar papéis usados fora da cesta de lixo e não utilizar a descarga após o uso do sanitário são rotinas que impõe desnecessariamente mais penosidade ao trabalho. Há, portanto, uma prática de exploração não enunciada de exploração nessa instituição de ensino superior. Demonstra-se que a dicotomia natureza/cultura, que preside o pensamento moderno, permite situar essas trabalhadoras no pólo da natureza não conferindo a elas o estatuto de plenamente humanas.

Palabras llave : faxineira; terceirização; natureza.

        · texto en portugués     · pdf en portugués