7Faxineiras em um campus universitárioO processo de angústia no trabalho feminino: reflexões sobre a cidadania adoecida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versión impresa

Resumen

TERRUEL, Suelen Chirieleison y BERTANI, Iris Fenner. Assédio sexual laboral e suas implicações. In Anales del 1º Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 12 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100005&lng=es&nrm=iso> .

O assédio sexual nas relações de trabalho traz uma nova roupagem para um antigo hábito social: a descriminação da mulher e de sua sexualidade. A cultura machista e patriarcal é ainda mais aflorada nas relações de trabalho, pois além da exploração da mão-de-obra feminina, pagando menores salários e possibilitando menos oportunidades de promoção, o empregador aproveita-se da vulnerabilidade na qual se encontra a empregada para dar vazão a seus instintos libidinosos. Em 2001 foi aprovada a Lei do Assédio Sexual. Apesar de não facilitar a punição do assediador, a mudança já favorece o direcionamento para novos rumos.

Palabras llave : assédio sexual; relações de trabalho; mulher.

        · texto en portugués     · pdf en portugués