7Os homens e a construção e reconstrução da identidade de gêneroA saúde do trabalhador da saúde: impactos da reestruturação produtiva no campo da Atenção Básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versión impresa

Resumen

COELHO, Larissa de Lima Vieira y PAPARELLI, Renata. A experiência do trabalhador offshore: o caso de operadores de ROV. In Anales del 1º Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 13 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100009&lng=es&nrm=iso> .

O mercado petrolífero vem crescendo progressivamente e é um dos maiores e mais importantes mercados do mundo contemporâneo. As pesquisas não acompanham esse crescimento, já que se verifica uma baixa produção na literatura científica sobre trabalhadores offshore. A investigação realizada procura entender como a experiência do trabalho é sentida por esses trabalhadores. O resultado mostra a implicação do trabalho na vida do trabalhador apontando aspectos como: turno noturno que dificulta a adaptação ao trabalho durante o embarque, relações familiares e sociais fragilizadas, privacidade e lazer limitados, ansiedade constante, comunicação esvaziada de conteúdo e percepção do tempo diferenciada.

Palabras llave : Confinamento; Petróleo; Trabalhador Offshore; Saúde Mental; Trabalho.

        · texto en portugués     · pdf en portugués