7A experiência do trabalhador offshore: o caso de operadores de ROVViolência estrutural e a interlocução com insuficiência renal crônica na classe trabalhadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versión impresa

Resumen

MATIAS, Maria Cristina Moreno, WOLFF, Simone y MALINOWSKI, Millien Lacerda. A saúde do trabalhador da saúde: impactos da reestruturação produtiva no campo da Atenção Básica. In Anales del 1º Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 13 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100010&lng=es&nrm=iso> .

Este texto propõe refletir sobre a organização do trabalho no campo da saúde pública e suas implicações para a saúde mental dos trabalhadores, tendo como foco as transformações dos modos de organização do trabalho que vieram no bojo da reestruturação produtiva ensejada pela implementação das políticas neoliberais no país. Para tanto, delimitou-se o processo de trabalho em Unidades de Saúde (US), por constituírem um espaço privilegiado para o estudo das relações de trabalho no setor da saúde pública. A pesquisa foi embasada em metodologia qualitativa com enfoque etnográfico. As informações foram coletadas por meio de observação-participante e entrevistas semi-estruturadas.

Palabras llave : Saúde do Trabalhador; Organização do Trabalho; Saúde Pública; Reestruturação Produtiva.

        · texto en portugués     · pdf en portugués