7A saúde do trabalhador da saúde: impactos da reestruturação produtiva no campo da Atenção BásicaQualidade de vida dos trabalhadores de enfermagem das unidades de pronto socorro de um hospital universitário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versión impresa

Resumen

SILVA, Márcia Cristina Freitas. Violência estrutural e a interlocução com insuficiência renal crônica na classe trabalhadora. In Anales del 1º Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 12 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100011&lng=es&nrm=iso> .

Trata-se de um estudo bibliográfico acerca da violência, em especial na forma estrutural, que tem como principal objetivo relacionar suas manifestações com o objeto de pesquisa sobre os impactos da hemodiálise para a classe trabalhadora, articulada aos desafios do exercício profissional do assistente social na área da saúde. Neste sentido o texto inicia a discussão considerando o trabalho como base social, a Questão Social e as políticas públicas sociais no Brasil como base para implantação do Serviço Social, a Violência Estrutural no Setor da Saúde e seus reflexos como determinantes de saúde na vida dos renais crônica em hemodiálise.

Palabras llave : Violência Estrutural; Serviço Social; Saúde; Hemodiálise.

        · texto en portugués     · pdf en portugués