7Violência estrutural e a interlocução com insuficiência renal crônica na classe trabalhadoraSaúde e segurança no trabalho em uma associação de reciclagem de Jaboticabal-SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versão impressa

Resumo

ASSUNCAO, Heronwaldo Borges, MIRANZI, Sybelle de Souza Castro e SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Qualidade de vida dos trabalhadores de enfermagem das unidades de pronto socorro de um hospital universitário.. In: SEMINARIO DE SAUDE DO TRABALHADOR DE FRANCA, 7., 2010, Franca. Anais eletrnicos... Unesp Franca, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100012&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 08 Maio. 2024.

Este estudo exploratório e transversal, realizado em um hospital universitário, teve por objetivo avaliar a qualidade de vida dos profissionais de enfermagem de Unidades de Pronto Socorro. Utilizaram-se dois questionários autoaplicados: WHOQOL-bref e perfil socioeconômico. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e sintaxe do WHOQOL-bref. Dos 51 trabalhadores, 62,7% relataram não ter qualquer problema de saúde. Apesar de 64,7% estarem bastante satisfeitos com seu trabalho, 29,4% têm mais de um vínculo empregatício e 21,6% trabalham mais de 12 horas por dia. Os participantes apresentaram uma avaliação positiva para a qualidade de vida geral, diferentemente da hipótese inicial do estudo.

Palavras-chave : Qualidade de Vida; Equipe de Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Assistência de Enfermagem.

        · texto em português     · pdf em português