7Violência estrutural e a interlocução com insuficiência renal crônica na classe trabalhadoraSaúde e segurança no trabalho em uma associação de reciclagem de Jaboticabal-SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versão impressa

Resumo

ASSUNCAO, Heronwaldo Borges, MIRANZI, Sybelle de Souza Castro e SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Qualidade de vida dos trabalhadores de enfermagem das unidades de pronto socorro de um hospital universitário. In Anais do 1º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 19 Setembro 2020]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100012&lng=pt&nrm=iso> .

Este estudo exploratório e transversal, realizado em um hospital universitário, teve por objetivo avaliar a qualidade de vida dos profissionais de enfermagem de Unidades de Pronto Socorro. Utilizaram-se dois questionários autoaplicados: WHOQOL-bref e perfil socioeconômico. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e sintaxe do WHOQOL-bref. Dos 51 trabalhadores, 62,7% relataram não ter qualquer problema de saúde. Apesar de 64,7% estarem bastante satisfeitos com seu trabalho, 29,4% têm mais de um vínculo empregatício e 21,6% trabalham mais de 12 horas por dia. Os participantes apresentaram uma avaliação positiva para a qualidade de vida geral, diferentemente da hipótese inicial do estudo.

Palavras-chave : Qualidade de Vida; Equipe de Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Assistência de Enfermagem.

        · texto em português     · pdf em português