7Saúde e segurança no trabalho em uma associação de reciclagem de Jaboticabal-SPUm olhar no tema de homens e masculinidades sobre a saúde do trabalhador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versión impresa

Resumen

INACIO, José Reginaldo. A reificação humana: estado indutor da doença e dos acidentes de trabalho. In Anales del 1º Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 13 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100014&lng=es&nrm=iso> .

Sob a base teórica marxiana e breves recortes de ciclos (des)construtores do valor humano demonstraremos o quanto é acentuado o impacto da questão social ao declínio do valor e do papel que a força de trabalho exerce na sociedade, sobretudo a partir da Revolução Industrial. Referente que demarca também o quanto a degradação ética e moral são determinantes a sujeição humana a condições inóspitas e degenerativas à sanidade física e mental do homem trabalhador. Determinantes à banalização de uma realidade aonde acidentes e doenças do trabalho são ocorrências controladas apenas enquanto dados estatísticos e/ou objetos de pesquisas ou de estudos.

Palabras llave : Trabalhadores; Ética e Moral; Alienação e Reificação; Doenças e Acidentes Relacionados ao Trabalho.

        · texto en portugués     · pdf en portugués