7Marcas de resistência e assujeitamento: os corpos e o cotidiano de mulheres que trabalham na costura de sapatosA relação entre saúde e trabalho de médicos do sistema único de saúde do município de Jaguariúna (SP) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versión impresa

Resumen

PRAZERES, Taísa Junqueira y NAVARRO, Vera Lúcia. Trabalho e saúde mental: estudo com trabalhadores da indústria calçadista de Franca (SP). In Anales del 1º Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 18 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100017&lng=es&nrm=iso> .

Este trabalho pretende contribuir com as reflexões acerca das transformações no mundo do trabalho e suas conseqüências na saúde dos indivíduos. Partindo de uma metodologia qualitativa, esse trabalho objetivou estabelecer relações entre as condições de trabalho das atividades de pesponto das indústrias de calçados de Franca (SP) e os problemas de saúde mental relatados pelas trabalhadoras que as executam. Os resultados sugeriram que essa atividade se revela como fonte geradora de sofrimento psíquico para as trabalhadoras, invadindo todas as dimensões de suas vidas.

Palabras llave : Sofrimento Mental; Saúde e Trabalho; Reestruturação Produtiva; Indústria de Calçados de Franca; Trabalho Feminino.

        · texto en portugués     · pdf en portugués