7Trabalho e saúde mental: estudo com trabalhadores da indústria calçadista de Franca (SP)Saúde dos trabalhadores de instituições bancárias do município de Uberaba-MG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versão impressa

Resumo

CHIAVEGATO FILHO, Luiz Gonzaga e NAVARRO, Vera Lúcia. A relação entre saúde e trabalho de médicos do sistema único de saúde do município de Jaguariúna (SP). In Anais do 1º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 10 Agosto 2020]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100018&lng=pt&nrm=iso> .

O objetivo principal foi investigar as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença dos médicos do SUS do município de Jaguariúna (SP), através de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva teórica da Clínica da Atividade. Foram realizadas entrevistas individuais abertas e de auto-confrontação. Foram entrevistados quinze médicos e dois gestores. A análise das entrevistas indicou que o trabalho dos médicos das UBS's de Jaguariúna caracteriza-se, sobretudo, pelo desenvolvimento de uma atividade 'contrariada' ou 'impedida', favorecida pela impossibilidade desses profissionais em organizar o seu próprio trabalho, que impacta na saúde na forma de stress, distúrbios de ansiedade, entre outros.

Palavras-chave : Saúde e trabalho; Trabalho; Médicos; Saúde do trabalhador; Psicologia do trabalhador.

        · texto em português     · pdf em português