7A relação entre saúde e trabalho de médicos do sistema único de saúde do município de Jaguariúna (SP)Invisibilidade social das doenças relacionadas ao trabalho: desafios para a reabilitação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versão impressa

Resumo

SILVA, Juliana Lemos e NAVARRO, Vera Lúcia. Saúde dos trabalhadores de instituições bancárias do município de Uberaba-MG. In Anais do 1º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 10 Agosto 2020]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100019&lng=pt&nrm=iso> .

Este artigo resulta de uma dissertação de mestrado, elaborada a partir da coleta de informações obtidas em pesquisa realizada em 2008 com bancários de uma instituição particular1 de Uberaba-MG. Objetivou conhecer as condições de trabalho, buscando identificar como as mudanças organizacionais do trabalho interferiram em sua saúde. Os dados foram obtidos através de entrevistas gravadas com onze bancários de ambos os sexos, pertencentes a diferentes níveis hierárquicos. Foi revelado além das doenças de ordem física, diretamente relacionadas à intensificação do ritmo de trabalho, o crescimento da incidência de sofrimento mental em decorrência das pressões sofridas no ambiente de trabalho.

Palavras-chave : Bancários; Saúde do trabalhador; Organização do trabalho; Doenças Ocupacionais; Reestruturação Produtiva.

        · texto em português     · pdf em português