7Saúde dos trabalhadores de instituições bancárias do município de Uberaba-MGA inserção da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho nas empresas da grande Florianópolis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versão impressa

Resumo

LOURENCO, Edvânia Ângela de Souza e BERTANI, Iris Fenner. Invisibilidade social das doenças relacionadas ao trabalho: desafios para a reabilitação profissional. In Anais do 1º... Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 10 Agosto 2020]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100020&lng=pt&nrm=iso> .

A reabilitação profissional no contexto neoliberal e de precarização das relações sociais do trabalho é, certamente, uma tarefa complexa. Esta lógica, no que diz respeito aos agravos à saúde dos trabalhadores, tem disseminado novos desafios, pois condições e ambientes de trabalho historicamente considerados prejudiciais e, portanto, origem dos acidentes e doenças ocupacionais clássicas, têm com a globalização econômica, ampliado muitos males (invisíveis) que atingem os trabalhadores. As Lesões Por Esforço Repetitivo (LER) e as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) são algumas dessas expressões, mas nem sempre consideradas vinculadas ao trabalho. Ao não serem diagnosticadas como relacionadas ao trabalho, também não são notificadas e ficam na invisibilidade social o que, via de regra, prejudica a organização de ações e serviços de vigilância e de recuperação da saúde dos sujeitos que adoecem coletivamente, mas em decorrência do tratamento individualizado e distante das causas, acabam ficando no anonimato. Assim, discute-se, a partir das entrevistas semi-estruturadas realizadas com técnicos envolvidos com a saúde do trabalhador em Franca/SP e com uma trabalhadora vítima de LER, as implicações da falta de notificação dos agravos relacionados ao trabalho para a elaboração e efetivação das políticas mais amplas de atenção à saúde e de prevenção destes problemas.

Palavras-chave : Reabilitação Profissional; Doenças Relacionadas ao Trabalho; Notificação; Saúde do Trabalhador; Sistema Único de Saúde.

        · texto em português     · pdf em português