7Invisibilidade social das doenças relacionadas ao trabalho: desafios para a reabilitação profissionalA saúde do trabalhador no olho do furacão: interpretação crítica de alguns elementos do pensamento Pós-Moderno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versión impresa

Resumen

LARA, Ricardo y ALTHAUS, Ana Paula. A inserção da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho nas empresas da grande Florianópolis. In Anales del 1º Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 13 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100021&lng=es&nrm=iso> .

Esta pesquisa tem como objetivo verificar a inserção das pessoas com deficiência física no mercado de trabalho nas empresas da Grande Florianópolis (SC), mediante convênio com a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos AFLODEF. Pretendemos desenvolver as análises a partir da "Lei de Cotas" que obriga as empresas a contratarem um percentual de funcionários com alguma deficiência. Os dados da pesquisa confirmam a falsa inserção e demonstram que as organizações ao proporem essas ações buscam a prerrogativa da "responsabilidade social", como atributo para se destacarem no mercado como "empresa cidadã".

Palabras llave : mercado de trabalho; pessoa com deficiência física; política social.

        · texto en portugués     · pdf en portugués