7A inserção da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho nas empresas da grande FlorianópolisAs perspectivas dos segurados atendidos pelo Programa de Reabilitação Profissional quanto à re-inserção ao mercado de trabalho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca


ISBN 978-85-62480-96-6 versión impresa

Resumen

FERREIRA, Ana Cássia Cople, FREITAS, Clara, SANTOS, Cleusa et al. A saúde do trabalhador no olho do furacão: interpretação crítica de alguns elementos do pensamento Pós-Moderno. In Anales del 1º Seminário de Saúde do Trabalhador de Franca, 2010, Franca (SP, Brasil) [online]. 2010 [citado 12 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000112010000100022&lng=es&nrm=iso> .

As transformações do mundo contemporâneo vieram acompanhadas por teorias explicativas que buscam derrocar os valores racionais sobre os quais se construiu a modernidade. O princípio da totalidade estabelece-se como desafio para pensar a economia política como contraponto da fragmentação pós-moderna.   A análise de seus argumentos, no âmbito da saúde, remeteu-nos à universalidade como um dos fundamentos do pensamento iluminista capaz de contrapor à flexibilização e a modernização da gestão do sistema de saúde brasileiro, alternativas à crise atual do capitalismo. Propomos que tanto o exercício quanto a formação profissional, fundamentem-se na perspectiva teórico-metodológica que sustenta o projeto profissional em curso.

Palabras llave : Modernidade; Pós-Modernidade; política de Saúde, totalidade, projeto profissional.

        · texto en portugués     · pdf en portugués